O que é celulite?

A celulite é, na linguagem popular, o aspecto da pele semelhante a um “colchão” ou até mesmo uma “casca de laranja”. A pele fica ondulada, resultado de alterações no tecido gorduroso, que está localizado sob a pele. Para entender o que é a celulite (também chamada de Hidrolipodistrofia Ginóide), tecnicamente falando, primeiramente é necessário saber alguns detalhes do corpo humano.

Os Lipócitos e o Tecido Adiposo

Lipócitos são células do tecido adiposo que apresentam vários vacúolos de gordura no seu interior. Esses vacúolos recebem a maior carga de gordura do corpo humano, pois essa gordura é utilizada como reserva energética. Conforme essa gordura se acumula, esses vacúolos podem se juntar em somente uma estrutura, ocupado quase toda a extensão de um lipócito.

A tendência, conforme o acúmulo de gordura em um lipócito aumente, é que seja criada outra célula para o armazenamento de mais gordura. Esse processo vai se repetindo até que o tecido gorduroso aumenta consideravelmente de tamanho expandindo-se em direção à pele.

A Formação da Celulite

A expansão do tecido adiposo em direção ao tecido cutâneo acarreta a formação da celulite. Comprimindo os vasos e artérias que fazem a irrigação de oxigênio nas áreas do tecido adiposo e cutâneo, a celulite torna-se mais inflamada e pode piorar.

Formação da Celulite

Existem várias fases (ou graus) da celulite:

Grau 1: aparece somente com o local afetado sendo comprimido;

Grau 2: já apresenta o formato de “casca de laranja”;

Grau 3: os nódulos possuem consistência endurecida e são doloridos. Existe dor no local, com uma compressão leve.

Grau 4: circulação no local extremamente comprometida. O tecido fica duro, a dor é constante e existem fibroses.

A celulite encontra-se em diferentes locais no corpo. Os mais comuns, que também são os lugares onde nota-se um maior acúmulo de gordura, são:

Glúteos: o bumbum é bastante afetado;

Coxas: principalmente na parte lateral;

Abdome: a barriga, com o acúmulo de gordura, tende a apresentar alguns furinhos;

Braços: parte posterior e lateral são afetadas;

Joelhos: a face interna dos joelhos podem apresentar celulite;

Por que a celulite aparece mais nas mulheres?

No tecido adiposo existem as fibras que separam os lipócitos e outras células. A estrutura dessas fibras são diferentes entre homens e mulheres.

Nos homens as fibras são mais grossas e ligam-se de forma oblíqua à musculatura. Quando ocorre a expansão do tecido adiposo, essas fibras “seguram” as células. Já nas mulheres, essa estrutura é fina, e a ligação é feita perpendicularmente à musculatura, portanto, as fibras não apresentam resistência e o tecido adiposo expande-se livremente.

Quer saber mais?

Conheça os graus da celulite e os diversos tratamentos.

Saiba quais são as causas da celulite.

Procurando tratamento?

Ache o profissional mais perto de você.

Confira clínicas especializadas no tratamento da celulite.